domingo, 5 de dezembro de 2010

Sobre Antestempo



“Só sei essas músicas de antes tempo” assim me falou Dona Palmira Linda moradora de Pitangueiras quando lhe pedi que me cantasse algo... achei o neologismo tão interessante, tão poético, que me apropriei do termo inventado por ela e fiz dele o título do espetáculo.
Palmira engrandeceu nosso vocabulário, fez poesia com o tempo e a sua maneira transporta-nos pro Antestempo.
Fabiana Fonseca


Impulsionada por um desejo pessoal de investigar as possibilidades do canto e da voz e de suas ligações com o sagrado, a atriz Fabiana Fonseca mergulha numa pesquisa sobre a música na nossa Cultura Popular Brasileira, principalmente os cantos de fé e as músicas das festas populares. No começo de 2009 a atriz aproximou-se de moradores de pequenas cidades do interior paulista, no intuito de recolher depoimentos, histórias e músicas para a construção deste trabalho solo. Explorando a região de Ribeirão Preto, a atriz conheceu duas pequenas cidades: Pitangueiras e Santo Antônio da Alegria.

Na cidade de Pitangueiras visitou um núcleo de atividades para a Terceira Idade e lá estabeleceu contato com algumas pessoas que lhe contaram histórias e cantaram suas músicas, dentre elas a Senhora Palmira Linda. Na cidade de Santo Antônio da Alegria, que já é reconhecida por sua intensa atividade folclórica na região, conversou com congadeiros, cantadores e foliões que participam diretamente da Folia de Reis, Congadas, Moçambiques e Cantoria das Almas.

Toda essa experiência de convivência e contato com as pessoas e as manifestações populares foi a base para a construção do espetáculo “Antestempo”. No inicio de 2010 um belo encontro entre a atriz e o músico e ator Márcio Bá redireciona e amplia as possibilidades musicais do espetáculo. Desde então Márcio Bá assina a Direção Musical do espetáculo que conta com a participação dos músicos Alexandre Peres e Raphael Funchal e das atrizes Ana Carolina da Silva e Bianca Gonçalves que enriquecem a sonoridade do espetáculo.

Ora cantando, ora contando “causos”, ora declamando poesias a atriz Fabiana Fonseca recria uma brincadeira de roda onde o público já está no jogo. O palco é o centro da roda e todos são convidados a cantar, dançar e ouvir essas “pessoas” tão brasileiras!






Nenhum comentário:

Postar um comentário