sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Concepção Cênica




Espaço Cênico
O espaço é circular, o público está em torno, numa roda, todos compartilham a experiência de estar no Antestempo. O espetáculo foi pensado para salas alternativas, ampliando, dessa forma, as possibilidades de apresentações. Caso seja dentro de um Teatro, o palco é utilizado como espaço cênico incluindo a presença da platéia sobre o mesmo, dispensando o uso das poltronas. A proposta é a proximidade, o encontro dos olhares, o toque sutil, o sentir o pulsar e ouvir a respiração da atriz; todos num mesmo círculo que é movimentado a cada instante pela performance vocal e corporal. Construindo imagens, personagens e sonoridades que vagam pelo tempo e espaço circular a atriz busca reencontrar os rituais, as danças e os lugares consagrados ao divino.  Alguns pontos são fixados nessa roda:
O banco dos músicos – lugar dos homens e mulheres que produzem os sons com seus instrumentos e enriquecem com seus timbres a sonoridade do espetáculo. Inspirado no banco dos músicos do Cavalo Marinho, festa popular pernambucana.
O arco – como uma porta de entrada e saída para o do ritual teatral, inspirado nos arcos feitos de bambu nas Folias de Reis por onde os palhaços passam e deixam seus versos e brincadeiras.
O oratório - objetos que simbolizam a fé; um pequeno ponto que concretiza o ato de orar, por meio de imagens, incenso, fogo e água, a atriz utiliza elementos que despertam os sentidos da espiritualidade.
A casinha de Palmira – representada por um banquinho por onde brotam ramagens e flores, este é o espaço onde a atriz acolhe docemente a personagem inspirada em Palmira Linda, abrindo a porta de sua casa e apresentando-a ao público presente. 

Luz
Como o espetáculo foi pensado para espaços alternativos, sua luz segue a mesma lógica, com uma estrutura de iluminação alternativa que funciona com um seqüenciador que é ligado numa tomada comum 110 volts, com 5 canais que possibilitam criar um jogo de luz simples e funcional, incluindo um fio com várias lâmpadas coloridas que remetem as festas em pequenos povoados. Quando executado num teatro, utiliza-se o palco como espaço cênico, aproveitando seus refletores para enriquecer e ampliar os jogos de luzes que colorem e iluminam o antestempo.

Música ao vivo
A música é o principal elemento da peça, portanto, sua execução é no momento presente, realizada de maneira intensa, num diálogo profundo com as cenas. Os excelentes músicos tocam diversos instrumentos (acordeom, viola, violão, caixa, pandeiro, maracá, caxixi, agogô, garrafas, e instrumentos usados na Cantoria pras Almas como o berra-boi e matraca) que soam harmoniosamente a cada canto, a cada fala, a cada gesto da atriz. Os acordes e sons criam os climas e atmosferas que ecoam pelo espaço de antestempo, penetrando delicadamente nos ouvidos e nas almas dos que ali estão.
Algumas músicas do espetáculo foram escolhidas pela atriz Fabiana Fonseca numa pesquisa nos acervos de registros sonoros das músicas da cultura popular brasileira, entre eles: Músicas do Brasil, da editora Abril e Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, do Sesc São Paulo; já outras músicas foram recolhidas diretamente na convivência com os ritos e manifestações populares. Duas músicas da peça são respectivamente baseadas nas Folias de Reis de Orlândia e de Pontal, um canto de oração é baseado na Cantoria pras Almas de Santo Antônio da Alegria e a Brincadeira de Boi foi inspirado na Festa de Boi do Maranhão (vivenciada em julho de 2010 pelo diretor musical Marcio Bá).

Público Alvo
Todos podem estar nesse Antestempo, mas o entendimento mais profundo se dará com maiores de 14 anos. Por abordar temas como Folia de Reis, Fé, Música e Religiosidade, o público da terceira idade tem uma identificação imediata com o espetáculo, reconhecendo-se nas histórias contadas, lembrando das músicas cantadas, eles participam e dialogam com as cenas. Dessa forma o trabalho valoriza a sabedoria dos mais velhos, colocando-os como protagonistas dessa história, resgatando seus valores e suas tradições.

O desejo de comunicar
O principal desejo é vivenciar o som, seu poder e suas possibilidades e com a música ir além, habitar num outro tempo, pelo menos por alguns instantes... Reconhecer a música como a arte de manifestar a fé e a alma. Ampliar nossas experiências do Ouvir e deixar-se penetrar por melodias, poesias, palavras, gestos e danças do povo brasileiro... esse povo que está tão próximo e ao mesmo tempo tão distante... desejo de aproximar, trazer o Outro pra dentro de si e aprender com sua simplicidade a ser mais FELIZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário